Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.
“Queremos ser Vasco da Gama, queremos chegar ao nosso destino”, afirmou António Nogueira Leite, presidente do Fórum Oceano.
In Jornal de Negócios, 08 Mar 2023
Em 1985, doutorou-se com uma tese sobre a energia das ondas, que foi a primeira em Portugal e uma das primeiras no mundo.
Um dos seus principais objetivos, mas que é o mais difícil de atingir, tem sido o de alargar a ação do Observatório do Mar dos Açores a todas as ilhas do arquipélago.
Fundada em 2015, foi impactada pela pandemia na sua faturação. Melhorou os modelos de embarcações e prepara-se para investir cinco milhões de euros até 2027.
O INESC TEC pretende tornar-se uma referência mundial das tecnologias e soluções de I&D oceânicas e de abordagens sustentáveis para explorar os recursos oceânicos vivos e não vivos.
A tecnologia vai permitir criar um sistema industrial e produtivo para o mar, referiu o secretário-geral do Fórum Oceano.
O almirante Henrique Gouveia e Melo, chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, defendeu que “o mar e os oceanos são a última oportunidade estratégica deste país”.
Haverá um reforço da imagem internacional de Oeiras na área da economia azul, sobretudo através da recém-criada Oeiras Valley Investment Agency para atrair mais investimento nestas áreas.
A responsável pela inovação marítima a nível europeu, Andreea Strachinescu, destacou a posição privilegiada de Portugal na relação com os oceanos e como o país pode ser um bom exemplo.
Nos oceanos está o futuro energético e a riqueza do país. A economia azul é, por isso, uma grande aposta do Governo.
A eólica offshore é uma oportunidade para Portugal mas ainda há quatro desafios que precisam ser ultrapassados, destacou Ruben Eiras, secretário-geral do Fórum Oceano.
In Jornal de Negócios, 14 Dez 2022
Para além do investimento da EDP em inovação, que, entre outras áreas, aposta no potencial offshore, o plano de negócios 2021-2025 da elétrica assume o investimento de 1,5 mil milhões de euros em projetos renováveis no oceano.
António Sarmento, CEO da Wavec - Offshore Renewables, e Clara Moura Santos, vice-presidente para Operations and Maintenance da Principle Power, duvidam de que a capacidade em infraestruturas esteja instalada para se ter 10 GW em eólicas offshore em menos de uma década.
Paul Malte, da Mainstream Renewable Power/Aker Offshore Wind, empresa interessada no concurso que Portugal vai abrir para a exploração da eólica offshore, lembrou que para o país atingir a meta a que se propôs, de 10 GW de eletricidade produzida por esta via em 2030, é preciso começar já.
O plano de negócios 2021-2025 da EDP assume o investimento de 1,5 mil milhões de euros em projetos renováveis no oceano até 2025, lembrou Miguel Viana, diretor de sustentabilidade da EDP, parceira do Jornal de Negócios na iniciativa “Mar Sustentável”.
In Jornal de Negócios, 22 Nov 2022
A estratégia nacional para o mar na próxima década coloca Portugal num papel de liderança internacional. Na área do transporte marítimo e da atividade portuária, há avanços inegáveis no uso do hidrogénio e da energia elétrica. Mas falta uma visão integrada do setor, concordaram os oradores da iniciativa “Mar Sustentável”.
Mais de 190 países e centenas de entidades de diversas áreas vão reunir-se na Conferência dos Oceanos da ONU, em Lisboa, com o objetivo de encontrar soluções para salvar os oceanos e a vida na Terra. A Declaração de Lisboa, que sairá da conferência, deverá estabelecer o ignorado nexo entre clima e oceanos e evidenciar o papel da economia azul. Espera-se ainda que a capital portuguesa venha a ser a “cidade casamenteira” entre as inúmeras entidades financeiras presentes e projetos inovadores de exploração marítima.
In Jornal de Negócios, 21 Jun 2022
Ajudar a transferir ideias da academia para o mercado e fazer de Portugal um centro da economia marinha estão na mira do programa de aceleração para start-ups e PME da Fundação Oceano Azul e da Fundação Calouste Gulbenkian. Produtos feitos a partir de algas, de escamas ou de espinhas são algumas das inovações já alcançadas com o programa Blue Bio Value. E agora há novas candidaturas abertas até 30 de maio.
In Jornal de Negócios, 17 Mai 2022
No ano em que assinalou seis décadas de atividade e em que se mantiveram muitas restrições à atividade normal das empresas, decorrente da situação da pandemia, foram vários os desafios aos quais a Docapesca procurou dar resposta: o aumento do rendimento dos profissionais da pesca e a valorização do pescado, a modernização e certificação das infraestruturas portuárias, a transferência de valor para o setor através da inovação, sem esquecer o desempenho financeiro da empresa.
In Jornal de Negócios, 15 Mar 2022
Troia e Viana do Castelo vão ser palco de experimentação de novas tecnologias dedicadas a desenvolver o setor marítimo em Portugal. Tecnologias de robótica, inteligência artificial, energia eólica ou para inovar a aquacultura poderão aqui ser testadas.
In Jornal de Negócios, 08 Mar 2022
Organização
Sponsor
Apoio